terça-feira, 30 de agosto de 2011

.: .: Tics e Paradigmas

.: .: Tics e Paradigmas

.: Tics e Paradigmas

.: Tics e Paradigmas
http://diariodeumquimicodigital.com/livro-digital-quimica-e-energia

Tics e Paradigmas

Novos paradigmas na mediação pedagógica na EaD

As tecnologias digitais estimulam o repensar e a reconstrução de diferentes concepções de educação, possibilitando a criação de novos paradigmas educativos. Essas tecnologias podem auxiliar no processo de superação do paradigma tradicional de educação, caracterizado pelo individualismo, pela fragmentação curricular, disciplinar, em direção à consolidação de um paradigma de educação inovador, que é produtivo, coletivo, transdisciplinar e colaborativo.

A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar com o desenvolvimento desse mesmo processo de ensino e aprendizagem (MASETTO, 2000). As TICs devem ser usadas como ferramentas pedagógicas para criar um ambiente interativo que favoreça a mediação, por parte do professor, no processo de construção do conhecimento por parte do aluno.

Mediação pedagógica é a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um incentivador ou motivador da aprendizagem, com o destaque, nesse processo, para o diálogo, a troca de experiências, o debate e a proposição de situações (MASETTO, 2000).