quinta-feira, 16 de junho de 2011

USO DA TIC NA EDUCAÇÃO

USO DA TIC NA EDUCAÇÃO Arminda Amarante Cruz Panseri
Universidade Federal de Juiz de Fora / Núcleo de Educação à Distância

INTRODUÇÃO

A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.
Há algum tempo, o Brasil é um dos países onde as pessoas permanecem mais tempo conectadas à rede mundial de computadores. No entanto, quando o assunto é o uso da internet para auxiliar o processo de ensino, o País ainda tem um longo caminho a percorrer. É o que mostra o livro "A Geração Interativa na Ibero – América - crianças e adolescentes diante das telas", um estudo realizado com mais de 25 mil estudantes com idade entre 6 e 18 anos de escolas públicas e privadas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela e que traz informações sobre o uso de diferentes tecnologias por parte desse público.
Durante muito tempo, os professores tinham dúvidas a respeito do quanto um computador poderia ajudar a escola. “Esse medo da máquina fez com que, até o final dos anos 90, o impacto da tecnologia na sala de aula fosse praticamente nulo, pois a escola não sabia transformá-la numa ferramenta pedagógica”.

DESENVOLVIMENTO

Não há porque negar, entretanto, que, hoje em dia, quando a expressão “Tecnologia na Educação” é empregada, dificilmente se pensa em giz e quadro-negro ou mesmo de livros e revistas, muito menos em entidades abstratas como currículos e programas. Normalmente, quando se usa a expressão, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes (e de algumas antigas).
Depois do enorme sucesso comercial da Internet, computadores raramente são vistos como máquinas isoladas, sendo sempre imaginados em rede – a rede, na realidade, se tornando “o computador”.
Faz sentido lembrar aos educadores o fato de que a fala humana, a escrita, e, consequentemente, aulas, livros e revistas, para não mencionar currículos e programas, são tecnologias, e que, portanto, educadores vêm usando-as na educação há muito tempo. É apenas a sua familiaridade com essas tecnologias que as torna transparentes.
Podemos perceber, que é particularmente fascinante nas novas tecnologias disponíveis hoje, em especial na Internet, e, dentro dela, na Web, não é que, com sua ajuda, seja possível ensinar remotamente ou à distância, mas, sim, que elas nos ajudam a criar ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem nos quais as pessoas interessadas e motivadas podem aprender quase qualquer coisa sem ter que se tornarem vítimas de um processo formal e deliberado de ensino. A aprendizagem, neste caso, é mediada apenas pela tecnologia.
Não há dúvida de que atrás da tecnologia há outras pessoas, que preparam os materiais e os disponibilizam através da rede. Quando alguém usa os recursos hoje disponíveis na Internet para aprender de maneiras auto-motivadas e exploratórias, ele usa materiais de diferentes naturezas, preparados e disponibilizados em contextos os mais variados não raro sem qualquer interesse pedagógico, e ele faz isso de maneira totalmente imprevisível, que, portanto, não pode ser planejada, e num ritmo que é totalmente pessoal e regulado apenas pelo desejo de aprender e pela capacidade de assimilar e digerir o que ele encontra pela frente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O modelo de educação que caracterizará a sociedade da informação e do conhecimento provavelmente não será calcado no ensino, presencial ou remoto: será calcado na aprendizagem. Consequentemente, não será um modelo de Ensino a Distância, mas, provavelmente, um modelo de Aprendizagem Mediada pela Tecnologia.
Esse modelo deverá ser centrado no aprendente, em suas necessidades, em seus interesses, em seu estilo e em seu ritmo de aprendizagem. Quem quiser participar desse processo terá que disponibilizar não cursos convencionais ministrados à distância, mas sim em ambientes ricos de possibilidades de aprendizagem.
A Internet, especialmente através da Web, caminha rapidamente para se tornar o grande repositório que armazenará todo tipo de informação que for tornada pública no mundo daqui para frente. O modelo, daqui para frente, não será alguns (os ensinantes) transmitindo informações a outros (os aprendentes), mas muitos (estudantes, trabalhadores, qualquer um que precise) vindos em busca de informação em lugares em que sabem que podem encontrá-la (a Web).
A tarefa de discutir, analisar, avaliar, e aplicar essa informação a tarefas práticas será realizada, mais e mais, não através da escola, mas através de grupos virtuais de discussão, onde cada um se alterna no papel de ensinante e de aprendente. O que é virtual aqui é o grupo, não a aprendizagem: esta é suficientemente real para satisfazer a maior parte das necessidades de aprendizagem das pessoas.
Conclui-se assim, que se a escola puder se reinventar e tornar-se um ambiente de aprendizagem desse tipo, ela pode sobreviver. Mas a Internet, a Web, correio eletrônico, bate-papos, discussões baseadas em texto (grupos de discussão), videoconferências, etc., precisarão estar no centro dela e se tornar parte de sua rotina.

BIBLIOGRAFIA

PIAGET, Jean A Construção do Real na Criança. Rio de Janeiro, 2. ed.. Zahar Editores, 1975, 360 p.
SELTZER, WALDEMAR W. Computadores na Educação: Porquê, Quando e Como. 5º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre, RS, Campus PUCRS, 1994, 290 p.






Introdução


USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Neiva Barbosa Ferreira

Universidade Federal de Juiz de Fora / Núcleo de educação a distância


A revolução tecnológica iniciada nos anos 80 trouxe mudanças em todas as áreas do conhecimento humano. Tornou o trabalho menos árduo, diminuiu as distâncias, trouxe comodidade e muito conforto para a sociedade. Na educação possibilitou a troca e o compartilhamento de informações. Disponibilizou os cursos a distância.


Desenvolvimento


Com a explosão da globalização nos tempos atuais, as novas tecnologias trouxeram mudanças significativas para a vida e cotidiano das pessoas. O computador passou a ser utilizado em todas as áreas da sociedade e tornou-se ferramenta essencial para o trabalho, educação e também lazer.

A educação no início ficou a mercê do uso das novas tecnologias, mas aos poucos vem incorporando-as e mudando a realidade neste meio. Ações conjuntas dos governos: federal e estadual, através de programas como PROINFO têm implantado nas escolas da rede pública salas de informática com acesso à internet.

Os programas têm sido importantes, mas não basta, somente, montar salas com computadores modernos e com acesso a internet sem professores capacitados para esta utilização. A situação se torna caótica principalmente nas escolas públicas onde computadores estão em salas fechadas e os alunos não têm acesso a estes, pois faltam professores e profissionais capitados.

O computador é sem dúvida uma ferramenta muito importante no processo do ensino-aprendizagem. O acesso a informação ocorre em tempo real, podemos viajar pela internet e conhecer regiões diversas do planeta sem mesmo sair de casa. Mas por outro lado tem deixado os alunos mais desatentos e despreocupados com o saber.

A tecnologia possibilitou os cursos a distancia, levando a informação e o conhecimento em quase todas as cidades do país. Alguns anos atrás para muitos alunos era impossível cursar uma faculdade. Hoje essa realidade mudou. Vários cursos de graduação e pós-graduação são oferecidos a distancia e com a mesma qualidade do curso presencial.

Podemos perceber que a realidade das nossas escolas ainda está muito longe da qual gostaríamos. Embora o computador esteja disponível nas escolas, ainda é pouco utilizado. Primeiro porque o número de computadores ainda é pequeno para atender a um número elevado de alunos na rede pública. Há muitos professores despreparados para lidar com a tecnologia. Como trabalhar com o computador em sala de aula, com alunos que dominam o computador, sem estar preparado? É uma questão bastante delicada. É preciso capacitar os professores e rever a metodologia do ensino para adequar ao uso das novas tecnologias.

A educação modificou-se com as novas tecnologias e não podemos mais dar aulas como há 20 anos atrás. Os alunos são diferentes, chegam à escola com uma bagagem de informação muito grande, como lidar com essas crianças se o professor não foi preparado para trabalhar com a tecnologia? Este é o grande desafio da educação. As TICs são ferramentas úteis que aliadas ao conhecimento dos professores podem produzir resultados benéficos. Com a tecnologia o professor não é mais o simples detentor da transmissão do saber. O papel do professor é de facilitador, mediador do saber, levando o aluno a construir o seu conhecimento.
Não podemos ser absorvidos pela tecnologia e deixar que o ensino fique superficial.
A tecnologia tem que ser uma ferramenta útil que traga benefícios para a aprendizagem, desperte no aluno o interesse em aprender.

Considerações finais

Diante de tantas facilidades que a tecnologia oferece, devemos estar atentos. O computador é apenas uma ferramenta a mais, que traz muitos benefícios. Mas também pode levar o aluno ao comodismo e a superficialidade, deixando de lado o mais importante que é transformar a informação em conhecimento.


BIBLIOGRAFIA:

Disponível em:< http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001/tec/tec0.htm>